iG São Paulo* – Recém-inaugurado, o Estádio do Mineirão corre o risco de ser interditado por não cumprir as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O Ministério Público de Minas Gerais entrou na Justiça com uma ação civil pública para suspender os eventos realizados na praça esportiva. A promotoria pede o fechamento imediato até que a Minas Arena, consórcio responsável, faça toda a adequação do local.
O Ministério Público de Minas Gerais alega que o Gigante da Pampulha não cumpre com a convenção da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O estádio também desrespeita leis e artigos da Constituição Federal, que garante direitos aos deficientes em locais públicos e privados.
Confira a nota da Secopa:
Confira a nota da Minas Arena:
Em relação à ação civil pública para suspender, em caráter liminar, jogos e eventos culturais no estádio, a Minas Arena ainda desconhece o teor da ação supostamente postulada pelo Ministério Público Estadual, visto que ainda não foi oficialmente citada.
As obras de reforma e modernização do Mineirão foram concluídas em integral conformidade com as exigências das normas de acessibilidade ABNT NBR 9050 e conforme previsto no projeto executivo aprovado pelos órgãos responsáveis. O trabalho que está sendo realizado no estádio trata de adequações adicionais levantadas pelo Ministério Público.
A Minas Arena reafirma seu empenho e disposição em atender a legislação vigente, em consonância com as exigências do Ministério Público, e vem se reunindo periodicamente com representantes do órgão de forma a aprimorar as instalações do complexo no atendimento a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
*Com Gazeta
Fonte: IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário