quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pacientes com deficiência visual terão dia de atividades lúdicas no SESC Guaxuma

Pacientes conhecem parque ecológico e testam noções de espaço em museu de esculturas de madeira.

da Redação
Dando continuidade as atividades que fazem parte do projeto psico-pedagógico desenvolvido pela equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação Visual - CERVI -, cerca de 50 pacientes viajaram, nesta terça-feira, 25 de outubro, para conhecer o balneário Águas de São Bento, localizado na cidade de Boca da Mata. Lá, eles terão a oportunidade de ter contato com a natureza, desenvolver os sentidos da audição, olfato e tato e aprimorar, ainda mais, noções de tamanho e espaço.
A visita começou por volta das 7h30 e seguirá até o final da tarde de hoje. Durante todo o dia, os pacientes vão cumprir uma programação intensa, com a realização de exercícios físicos no meio do verde, visita ao Museu da Marinheira (que contém animais – leões, tigres, jacarés, pássaros, camelos, tubarões, cavalos, macacos, cachorros, gatos tartarugas, patos - em escultura do mestre Manoel da Marinheira), atividades de desenho para que eles tentem colocar no papel as formas dos bichos que foram tocados, almoço, passeio livre e trilha pela Mata Atlântica com os familiares, brincadeiras e momentos de meditação.
“O atendimento externo contribui para o tratamento da reabilitação visual porque, por meio dele, os pacientes passam a ter a oportunidade de exercer todas as habilidades aprendidas dentro dos consultórios”, explicou a pedagoga Tannélia Machado, que acompanha o grupo.
“Trabalhar o paciente fora do ambiente da clínica permite, além do estreitamento do dele com a equipe técnica, aperfeiçoar, de forma holística, o tratamento da reabilitação visual. É observando o comportamento de cada um e implantando processos individuais de atividades, que a gente consegue fazer com eles se sintam mais autônomos, independentes”, complementou a psicológica Ana Paula Sarmento.
O que é o CERVI
O Centro de Reabilitação Visual - CERVI - é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve trabalho de habilitação e reabilitação de pessoas deficientes visuais, proporcionando a elas acompanhamento multidisciplinar nas áreas de oftalmologia, serviço social, psicologia, fisioterapia, e pedagogia, garantindo uma melhor qualidade de vida às pessoas com baixa visão e cegueira parcial ou total.
No último mês de julho, o CERVI se tornou o 1º centro de reabilitação visual do Nordeste habilitado pelo governo federal para prestar serviços, via SUS – Sistema Único de Saúde -, ligados à saúde ocular para pacientes com baixa visão e cegos.

A entidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e está localizada na Rua Albino Magalhães, nº 135, no bairro do Farol. Qualquer informação pode ser obtida por meio dos telefones 3221-1350 e 3317-0166.


Fonte: Coisas de Maceió
Maceió - Al, 26/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário