quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ser Diferente é Normal 2012 premia pessoas e organizações que lutam pela inclusão

O evento aconteceu no Espaço Ribalta, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro e contou com a presença da cantora Preta Gil, madrinha da campanha.

da Redação
Música, sorrisos e muita animação. A noite de terça-feira, 13/11, foi especial para todos os parceiros e colaboradores do Instituto Meta Social. A organização, criada há 19 anos por Helena Werneck, promoveu a nona edição do Ser Diferente É Normal. O evento, que aconteceu no Espaço Ribalta, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, contou com a presença da cantora Preta Gil.
Helena abriu a programação agradecendo a todos os parceiros. A arquiteta ressaltou que uma das frentes de trabalho do Meta Social é fortalecer as parcerias e trabalhar em conjunto com outras instituições que também lutam por uma sociedade mais justa e inclusiva. Ela citou e agradeceu parceiros como o Movimento Down, as Organizações Globo e a agência Giovanni + Draftfcb.
Preta, madrinha da campanha junto com seu pai, o cantor Gilberto Gil, se disse muito emocionada em participar do evento. ‘’Eu estou muito feliz de participar dessa noite, pois eu sou contra qualquer tipo de preconceito. É uma honra ser madrinha dessa campanha”. A cantora também disse ter se divertido muito na gravação do clipe. “Aprendi muito com a Paulinha, aprendi a dançar e até a cantar. Ela me corrigia quando eu cantava errado alguma parte da letra”.
Paulinha, ou Paula Werneck, filha da criadora do Meta Social e uma das estrelas da campanha, também estava emocionada. “Eu estou muito feliz de estar aqui hoje no Ser diferente é normal com vocês e com a minha Pretinha’’, disse a jovem de 25 anos, também integrante do Movimento Down, arrancando aplausos da plateia.
A noite, que celebrou os resultados alcançados no último ano na luta por uma sociedade mais justa e homenageou colaboradores e profissionais que se destacaram na promoção da inclusão, foi encerrada pela Escola de Samba Embaixadores da Alegria. A escola, composta por pessoas com diversos tipos de deficiência, fez uma apresentação da música Ser diferente é Normal.
Confira abaixo a lista de todos os homenageados:
Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro
Ronald Ázaro – secretário de Turismo
Novos projetos e estudos voltados para melhora da acessibilidade nas áreas turísticas

Sebrae/RJ
Dr. Jésus Mendes Costa - presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RJ
Dr. Cesar Vasques - Diretor Superintendente do Sebrae/RJ
Sebrae/RJ - Empresa parceira no estudo e desenvolvimento de empreendedorismo com jovens e adultos com deficiência.

Ribalta
Pasquale Mauro - presidente do Grupo Ribalta
Empresa parceira e apoadora das ações da campanha “Ser Diferente é Normal”

Agência de propaganda Giovanni + Draftfcb, Rio de Janeiro
Gustavo Oliveira – Vice-presidente de Operações
A agencia Giovanni é parceria do instituto MetaSocial desde 2000 e criou todos os projetos e mídias da campanha Ser Diferente é Normal, criada por Cristina Amorin e Adilson Xavier, ex- presidente da agência.

Rede Globo – CGCOM
Luis Erlanger - diretor da Central Globo de Comunicação
Jornalista, executivo responsável pelas estratégias de comunicação institucional e temas de responsabilidade social da Rede Globo. A Globo apoia a campanha Ser Diferente é Normal através de veiculações nacionais e internacionais desde 1996.

Compositores - música " Ser Diferente é Normal"
Adilson Xavier – publicitário, escritor, ex-presidente da agência Giovanni e criador da campanha Ser Diferente é Normal.
Vinicius Castro – cantor e compositor com músicas em diversos repertórios de cantores, criador do projeto som na sala.

Comitê Paraolímpico Brasileiro
Andrew Parsons - presidente Comitê Paraolímpico Brasileiro
Chefiou diversas delegações brasileiras em campeonatos abertos, parapan-americanos, mundiais e jogos paraolímpicos. Recebeu prêmio do comitê internacional pelo fiar play demonstrado durante os jogos de Atenas-2004.

Secretaria-geral da Presidência da República
Dra. Lais de Figueiredo Lopes - assessora especial da secretária da presidência da república
Advogada mestrada em direito , ex-integrante do Conade, participa das comissões dos direitos das pessoas com deficiência e dos direitos do terceiro setor, participou das sessões do comitê da ONU que elaborou a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

SNPD - Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência
José Antonio Ferreira - sec. Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Vem do movimento social das pessoas com deficiência, foi gestor de políticas públicas, é vice-presidente do Condade.

Programa senado inclusivo
Monica Freitas - pres. do Programa de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado Federal – Senado Inclusivo
É um programa de inclusão social do senado federal de informação, serviços e adaptação dos espaços públicos e privados acessíveis às pessoas com deficiência.

Politicas Públicas - ações
Senador Lindbergh Farias – programa Viver sem Limites do Governo Federal
Deputado federal Romário – programas de atendimento das pessoas com deficiência
Vereador Tio Carlos - ações juntos as crianças e apoiador da campanha Ser Diferente é Normal

Educação - escola Carolina Patrício
Professora Noemi Simões - Diretora geral da escola Carolina Patrício
Com sua metodologia de ensino diferenciada e equipe gabaritada, a escola foi uma das primeira do Rio de Janeiro a acreditar no potencial educacional das pessoas com síndrome de Down.

RjDown - grupo virtual de apoio às famílias
Patricia Almeida - fundadora do grupo RJDown
Jornalista, ativista dos direitos das pessoas com deficiência, criadora e moderadora dos grupos de discussão na internet, DFDown e RJDown. Participou no processo de ratificação da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e coordenou os esforços para a instituição do Dia Internacional da Síndrome de Down em 193 paises da ONU.

Grupo HappyDown e associação das voluntárias do hospital infantil Darcy Vargas/SP
Andrea Barbi , Audrey Bósio – coordenam o grupo de pais HappyDown, que produz a cada ano um belo calendário com renda revertida para a associação da voluntárias do hospital.
Jane Lopes e Ermida Wagner- representantes da Associação das Voluntárias do hospital infantil Darcy Vargas/SP.

Rubens Emirick - coordenador grupo Teatro Novo
O grupo Teatro Novo é formavo em grande parte por jovens com síndrome de Down. Desenvolve uma oficina de teatro e espetáculos para estimular uma nova consciência a respeito da sindrome de Down.

Preta Gil - Madrinha da campanha Ser Diferente é Normal.


Fonte: Movimento Down
21/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário