sexta-feira, 20 de maio de 2011

Deficiência visual e ensino/aprendizagem de língua estrangeira: subsídios para a formação inicial de professores em contexto universitário

Resumo da tese de mestrado em Educação de Cristiana Mello Cerchiari

da Redação
CERCHIARI, Cristiana Mello. Deficiência visual e ensino/aprendizagem de língua estrangeira: subsídios para a formação inicial de professores em contexto universitário.2011.118 f.
Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2011.

Orientadora: Professora Doutora Vera Lúcia Marinelle
Banca examinadora: Professora Doutora Lívia Maria Villela de Mello Motta e Professora Doutora Nely Garcia.
Palavras-chave: ensino/aprendizagem; lingua estrangeira; deficiência visual; formação inicial; competências; conhecimentos.
O presente trabalho parte das premissas de que existem alunos com deficiência visual que estudam linguas estrangeiras, da educação infantil ao ensino superior, e que os docentes dessa area poderáo ser expostos à presença desses alunos em qualquer etapa de sua trajetoria profissional. Pra demonstrar a veracidade de tais pressupostos, foram cotejados os trabalhos de quatro professores-pesquisadores de lingua estrangeira vinculados a esses alunos, a saber: Ramos, 2000; Motta, 2004; Dias, 2008; e Magalháes, 2009. A análise dos relatos de pesquisa demonstrou que os professores de idiomas estrangeiros ingressam e atuam na profissáo docente munidos de conhecimentos e competencias insuficientes para identificar e trabalhar com tais discentes. Passamos, assim, a abordar os fatores que culminam em tal situação, iniciando pelas condições às quais os licenciados de linguas estrangeiras estão submetidos durante sua formação acadêmica, e concluindo nossa pesquisa com uma entrevista episódica (FLICK, 2009) com o professor de lingua estrangeira cuja biografia está a muito tempo vinculada a individuos com deficiencia visual. Ao contrapor os relatos dos professores-pesquisadores ã enrevista episodica, verificou-se que a presença de momentos formativos sobre deficiencia visual durantea formação universitária, oportunidade em que os futuros professores dispõe de condições mais adequadas para a aquisição de conhecimentos sobre esse comprometimento sensorial contribui para que os futuros professores desenvolvam competencias fundamentais para a identificação e gerenciamento da diversidade humana em sala de aula e para efetiva utilização dos recusos pedagógicos e tecnológicos com potencial para beneficiar tais alunos.
A tese completa pode ser encontra no endereço: http://www.teses.usp.br/






Fonte: Rede SACI
São Paulo - SP, 20/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário