terça-feira, 27 de setembro de 2011

Maringá (PR) lança serviço para deficientes auditivos

O objeto da Central de Intérpretes é permitir que esse público seja atendido quando buscar informações e seviços tanto no comércio quanto na rede pública.
Publicada em 27 de setembro de 2011
Alfabeto em Libras
Para comemorar o Dia Nacional dos Deficientes Auditivos, a Secretaria de Assistência Social (Sasc) em parceria com a Associação dos Surdos de Maringá (Asumar) e com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), lançaram nesta segunda feira (26), na sala de reuniões da Prefeitura de Maringá, um projeto pioneiro no estado, a Central de Intérpretes de Libras. O objeto com a central é oferecer um tratamento diferenciado para as pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos de Maringá e região.

A Central de Intérpretes de Libras contará com webcams para transferência de imagem imediata nas recepções dos locais que necessitam destes serviços, facilitando e agilizando a comunicação com as pessoas com deficiência auditiva através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A comunicação será feita por vídeo instantâneo entre os intérpretes da central e os usuários do serviço. A central será composta por duas intérpretes que estarão à disposição da comunidade.

A Prefeitura do Município de Maringá, através da Sasc, já faz um repasse de subvenção manualmente no valor de R$ 75 mil reais à Asumar a vai aumentar mais R$ 10 mil para implantação deste serviço. Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, o novo serviço vai permitir que o deficiente auditivo seja atendido com mais dignidade quando buscar informações e seviços tanto no comércio quanto na rede pública.

“Como os surdos se comunicam quando chegam a um hospital, ou para comprar no comércio ou ser atendido em qualquer situação se não tiver alguém capacitado que entenda a sua linguagem? Muitas vezes eles acabam sendo mal interpretados, porque não conseguem se fazer entender”, exemplifica. O secretário ainda destaca que há situações nas quais eles nem conseguem se defender. “Este novo serviço representa um avanço para a inclusão social dos cidadãos surdos em nossa cidade, além de sermos pioneiros no estado do Paraná”, finaliza.

A coordenadora da Asumar, Cleonice Tavares Alves informa que o serviço é simples. “Quando um deficiente procurar o atendimento é só a pessoa acessar pela internet o endereço asumar-maringa@hotmail.com e pedir a webcam, que vai ter alguém para atender”, explica. Se necessitar dos serviços das intérpretes para eventos ou conferências, basta ligar na associação (44 - 3263-0707, 9926-1557, 9964-6788).

Dia Nacional do Surdo

A Associação dos Surdos de Maringá (Asumar), comemorou em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente sempre no dia 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado por esta data lembrar a inauguração da primeira escola para surdos no país em 1857, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Toda esta história começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador, o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles surgiam de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.



Fonte: http://www2.maringa.pr.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário