segunda-feira, 26 de março de 2012

Entidade profissionaliza deficientes na capital

Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) promove a inclusão, a reabilitação e a capacitação de pessoas com todo tipo de deficiência.

Joyce Carla
A organização faz a prevenção, o diagnóstico e a reabilitação clínica e profissional de deficientes físicos e intelectuais.
"Neste ano, completaremos 30 anos e, atualmente, atendemos, em média, 6.000 pessoas por mês", diz a presidente executiva da Avape, Izabel Romeiro.
Além da qualificação profissional, a associação também encaminha os deficientes para o mercado de trabalho.
"No ano passado, fizemos cerca de 3.000 inclusões em diversas empresas. Desde a fundação da Avape, foram mais de 20 mil inclusões.
De acordo com Izabel, o foco da Avape é a inclusão por meio do trabalho.
"As pessoas se sentem mais produtivas, contribuindo com a sociedade. Isso é bom para a cidadania e para a autoestima de cada uma delas.
O operador de teleatendimento Edi Carlos, 38 anos, é cego e conseguiu o atual emprego por meio da Avape.
"Em outubro de 2010, eu fui demitido e, no exame feito na época, eu perguntei ao médico se não poderia me aposentar, e ele me indicou a Avape", conta.
"Eu liguei no dia seguinte. Em novembro, fiz a entrevista e, em fevereiro do ano passado, fui contratado.
Edi Carlos afirma que o deficiente precisa apenas de uma oportunidade.
"A pessoa com deficiência sempre trabalha com afinco para provar que é capaz. Eu desempenho a minha função da mesma forma que qualquer pessoa. Não há diferença alguma."


Fonte: Agora São paulo
São paulo - SP, 26/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário