quinta-feira, 12 de abril de 2012

Semed capacita professores da rede para lidar com deficientes visuais

O curso, que está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico (CAP-AL), segue até o dia 26 de novembro, e tem como propósito promover um melhor atendimento pedagógico para estes estudantes.

Divulgação
Professores da rede municipal de ensino que trabalham com alunos portadores de deficiência visual participam, desde o dia 2 deste mês, de um curso de qualificação que faz parte da formação continuada promovida pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Maceió(Semed). O curso, que está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico (CAP-AL), segue até o dia 26 de novembro, e tem como propósito promover um melhor atendimento pedagógico para estes estudantes.
A abertura contou com a participação da educadora Jedalva dos Santos, que discutiu o processo de inclusão social das pessoas cegas. A técnica do Departamento de Educação Especial da Semed, Daniella Lins, informou que a formação oferece 13 módulos, com diversos assuntos sobre a temática.
Durante a formação, os educadores receberão orientações de como utilizar os recursos didáticos, a exemplo do sorobã – um aparelho de calcular que permite que o estudante acompanhe todos os passos da operação matemática – e participarão ainda, de vários cursos sobre reeducação visual, estimulação precoce, orientação e mobilidade, produção de material adaptado, atividades da vida autônoma, orientações pedagógicas, tecnologia assistiva, atividades adaptadas e surdocegueira.
O 1º módulo da capacitação apresentou o conteúdo de iniciação ao Braille. De acordo com Daniella Lins, esse módulo, especialmente, será concluído em cinco aulas. No primeiro momento, o educador Delberto de Souza Santana, falou dos aspectos históricos da cegueira, elementos conceituais da deficiência visual, entre outros assuntos.
A técnica ressaltou também que a formação é fundamental para aprimorar o trabalho que já vem sendo feito nas salas de recursos das escolas da rede. “O cego não vê com os olhos, mas tem vários outros sentidos. Cabe aos professores estarem atentos para explorarem as outras habilidades”, afirmou.
Ela disse que é necessário aprender as limitações de cada um para poder entender melhor as limitações dos outros. “Por isso que este trabalho é importante para orientar e preparar toda equipe de cada escola, para lidar de forma eficiente com as pessoas portadoras de deficiência visual”, destacou, informando ainda que várias escolas da rede municipal oferecem a sala de recuso multifuncional, dispondo elementos fundamentais que auxiliam na aprendizagem ao deficiente.



Fonte: Coisas de Maceió
Maceió-AL, 12/04/2012

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