sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Acessibilidade é tema de encontro no Museu Carlos Costa Pinto

Encontro Baiano para espaços museais e instituições socioculturais na perspectiva da acessibilidade promoverá debates sobre a questão da acessibilidade em seus diversos aspectos.
da Redação
Nos dias 24 e 25 de outubro, acontece, no Museu Carlos Costa Pinto, o 1º Encontro Baiano para espaços museais e instituições socioculturais na perspectiva da acessibilidade. O evento promoverá debates sobre a questão da acessibilidade, em seus diversos aspectos, no âmbito das instituições ligadas à cultura, visando qualificar o serviço prestado por estas à sociedade civil. Participam do encontro a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (SETAD), o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED), o Ministério Público, a Fundação Mário Leal Ferreira, Revista EXISTO, a organização não governamental Vida Brasil, projeto Perspectivas em Movimento e o grupo de pesquisa Tradução, Mídia e Audiodescrição (Tramad).
O coordenador do Núcleo de Formação e Acessibilidade da DIMUS, Moari Castro, participará de duas mesas redondas que fazem parte do evento. Para ele, “com o avanço das políticas públicas para acessibilidade, como a normatização dos critérios de acesso, há um sensível aumento na atenção, por parte do Estado e sociedade civil, para a urgência na discussão e implementação de ações que solucionem as lacunas e dificuldades existentes, em especial no universo dos museus”.
Mesas redondas e grupos de trabalho integram a programação do encontro, que, no dia 24, debate os seguintes temas: “Acessibilidade em ambientes culturais: experiências locais”, com instituições culturais do Corredor da Vitória, “Legislação e cidadania” e “Recursos de Acessibilidade”. No segundo dia do encontro (25.10), as mesas discutem “Barreiras físicas” e “Barreiras atitudinais”. O evento se encerra com a formação de grupos de trabalhos setoriais que visam a formulação de ações de acessibilidade para espaços culturais.
A atividade é gratuita e acontece das 9h às 17h, no dia 24, e das 8h30 às 18h, no dia 25. Estão sendo oferecidas 100 vagas e certificado aos participantes. Os interessados devem se inscrever previamente pelo e-mail cultural@museucostapinto.com.br. O encontro é uma realização do Museu Carlos Costa Pinto, com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia e apoio institucional da Associação para a Inclusão à Comunicação, Cultura e Arte (ARCCA), da Prefeitura Municipal de Salvador e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, através da sua Diretoria de Museus.
Confira a programação de 25/10
8h30 às 10h - Mesa sobre Barreiras Físicas
Islândia Costa (VIDA BRASIL), Raimundo Nonato (Fundação Mário Leal Ferreira)
Mediação: Ninfa Cunha (Perspectivas em Movimento)
10h às 10h30min – Intervalo
10h30min às 12h - Mesa sobre barreiras atitudinais
Mariene Maciel; Silvia Regina Costa Martins (COMPED), Diego Almeida (Revista EXISTO)
Mediação: Antônio Carlos Barbosa
12h às 14h – Intervalo para almoço
14h às 16h - Grupos de trabalho setoriais para formulação de ações
16h às 18h – Apresentação das propostas e ações
Serviço:
O que:
1º Encontro Baiano para espaços museais e instituições socioculturais na perspectiva da acessibilidade
Quando: Dia 24 de outubro, das 9h às 17h, e dia 25 de outubro, das 8h30 às 18h.
Onde: Museu Carlos Costa Pinto, Av. Sete de Setembro, 2490 – Corredor da Vitória.
Informações: 3336-6081
Gratuito


Fonte:  Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
25/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário