quarta-feira, 25 de maio de 2011

Curso forma professores para área de deficientes visuais

Inscrições estão abertas até quinta-feira e metade das vagas ainda não foram preenchidas

da Redação
Até a próxima quinta-feira, 26 de maio, a Escola de Educação Especial José Álvares de Azevedo, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), aguarda os interessados para as inscrições no Curso de Capacitação e Formação de Professores na Área de Deficiência Visual. Com carga horária de 380 horas, o curso tem início no mês de junho próximo e se estende até o mês de dezembro de 2012.
Segundo a coordenadora pedagógica da Escola, Gláucia Pinho, após o período de inscrições, os candidatos passam por uma fase de seleção, dividida em três etapas: entrevista, análise de currículo e uma prova dissertativa, esta última marcada para o dia 28 de maio. Até o momento, a escola conta com mais de 15 inscritos e outros interessados. O curso, que se desenvolve em três dias da semana (de quinta-feira a sábado), oferece até 30 vagas.
Dulceneia Diniz Mendonça Canova, 38 anos, é uma das candidatas inscritas no curso. Professora contratada pelo Estado e pelo Município há nove anos, Dulceneia atua há quatro na sala de recursos, onde soma experiências dentro da área de dificuldade de aprendizagem. Para a professora, o curso de formação para deficientes visuais será uma nova oportunidade para aperfeiçoar os seus conhecimentos.
“Hoje, o governo está trabalhando na chamada Sala Multifuncional, que é hoje a nossa sala de recursos, oferecendo ensino paralelo ao tradicional, e que deverá atender todas as dificuldades, como os surdos e deficientes visuais. Ou seja, a escola está mudando e nós que somos profissionais, temos que nos moldar estes alunos a estarem preparados para lidar com este conhecimento, para receber futuramente qualquer tipo de aluno, sabendo atender a suas necessidades e expectativas”, ressalta a educadora.
Para se inscrever, diriga-se à sede na escola, na R. Major Miguel Pereira, 70 - Salgado Filho, que funciona das 8h às 18h. O curso custa R$ 50 (taxa de matrícula) + 18 parcelas mensais de R$ 100. Os documento necessários são: Certificado de conclusão de Curso de Graduação em Licenciaturas ou atestado de Graduação em curso ou de Magistério (Ensino Médio)
A escola
Com cerca de 80 alunos, a José Álvares de Azevedo é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que atende gratuitamente pessoas com deficiência visual, assegurando-lhes o direito à educação e ao ingresso no mercado de trabalho. Por tratar-se de um dos únicos serviços que desenvolvem atividades especificamente relacionadas a esta deficiência no sul do Estado, atende inclusive pessoas de outros municípios. Atendimento que não se resume à educação formal, mas amplia-se para viabilizar o acesso aos direitos de cidadania desta população.





Fonte: Jornal Agora
Rio Grande - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário