quarta-feira, 22 de junho de 2011

Entidade de integração de cegos amplia capacitação profissional em SC

Coordenadora do setor de profissionalização da ACIC dá entrevista, explicando o processo de funcionamento de seu trabalho

da Redação
Denise Pacheco, coordenadora do setor de profissionalização da Associação Catarinense Para Integração do Cego (ACIC), disse, em entrevista ao Blog, que no ano passado a entidade capacitou 80 deficientes visuais. A ACIC é uma das associações mais respeitadas de Santa Catarina e completa este mês 34 anos de serviços.
Blog do Trabalho – Quantas pessoas passam por cursos de qualificação profissional na ACIC por ano? O número depende dos cursos realizados?
Denise Pacheco – A ACIC realiza estes cursos através de projetos que são financiados na grande maioria por algum órgão público. Portanto, em 2009 conseguimos capacitar 72 educandos e em 2010 capacitamos 80 educandos.
Blog – Quais os cursos oferecidos? O que as pessoas aprendem a fazer?
Denise – Educação para o trabalho, orientação para o trabalho, espanhol, telefonista bilíngüe, recepcionista bilíngüe, quike massagem, massoterapia, telemarketing, auxiliar de cozinha, informática básica, informática avançada, confecção de bolsas, confecção de bijuterias, tapeceiro, tecelã, maquiagem. Os educandos adquirem conhecimentos referentes ao mundo do trabalho formal ou informal, de acordo com suas necessidades.
Blog – Esses cursos aumentam as chances dessas pessoas de encontrar emprego?
Denise – Sim, pois além dos conteúdos oferecidos através dos cursos, eles tornam-se cidadãos independentes e autônomos para enfrentarem as dificuldades no mundo competitivo do trabalho.
Blog – Há quantos anos a ACIC qualifica deficientes visuais?
Denise – Há 34 anos, pois desde o início já havia a preocupação em tornar a qualificação profissional acessível aos deficientes visuais.



Fonte: Blog do Trabalho
Florianópolis - SC, 22/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário