segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto atualiza oferta de livros para deficientes visuais

Para o deputado Alessandro Calazans "alterações objetivam garantir o alcance pretendido pela lei quando foi aprovada"

da Redação
Editoras das universidades do Estado do Rio passarão a oferecer, para venda a pessoas cegas e com visão subnormal, cópias em CDs dos livros editados. O Projeto de Lei 2.270-A/09, que atualiza a lei que criou a oferta em outra mídia, mas falava em disquetes, foi aprovado em segunda discussão na última quarta-feira (31/08), pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). A proposta, que determina a oferta em formato digital acessível, será enviada à sanção do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias para sancionar ou vetar a proposta.
Para o autor da proposta, deputado Alessandro Calazans (PMN), o texto leva em consideração a atualização tecnológica para fazer com que norma não fique esquecida.
- As alterações objetivam garantir o alcance pretendido pela lei quando foi aprovada, que é o de beneficiar os portadores de deficiência visual, garantindo-lhes fácil acesso aos livros - diz.

Atendimentos na Praça Sáenz Peña - O ônibus de atendimento da Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Márcio Pacheco (PSC), estará entre segunda e sexta-feira da semana que vem (exceto no feriado de quarta-feira, 7 de setembro), das 9 às 17h, em frente à Rua Carlos Vasconcelos, próximo à cabine policial na Praça Sáenz Peña, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Com o propósito de prestar um serviço social aos portadores de deficiência, o ônibus oferece uma estrutura completa de atendimento.
O veículo dispõe de rampas de acesso, banheiro totalmente adaptado, intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), para atendimento aos portadores de deficiência auditiva, e exibe vídeos informativos. Além de atendimento jurídico e social, os funcionários distribuem cartilhas que apresentam os mais recorrentes problemas de acessibilidade e possíveis soluções. Os demais serviços prestados pela comissão estão disponíveis através do telefone 0800 285 5005.


Fonte: Monitor Mercantil
Rio de Janeiro - RJ, 05/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário