terça-feira, 6 de setembro de 2011

Capacitação profissional para pessoas com deficiência visual

Curso pioneiro de Tradutor-Interprete para pessoas com deficiência visual será ministrado por professores especializados

Assessoria FAAP
A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) abre inscrições para o curso pioneiro de "Tradutor-Interprete" (Inglês-Português) para pessoas com deficiência visual. O objetivo é capacitar os participantes a ocupar cargos competindo diretamente com pessoas que não possuem limitações. As aulas serão ministradas ao longo de três anos com módulos focados em informática, inglês e conversação.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do total de trabalhadores com deficiência que estão inseridos no mercado de trabalho, apenas 22,49% possuem deficiência visual. O último senso do IBGE identificou que 14,5% da população brasileira é composta por deficientes, e desse total, 16,6 milhões declararam ter deficiência visual, sendo cerca de 150 mil com cegueira total.
Diante desse panorama, o curso pretende capacitar profissionais para o mercado de trabalho, tendo em vista dois grandes eventos que serão realizados no Brasil. "Com a chegada da Copa do mundo e das Olimpíadas no Brasil, a busca por interpretes será muito grande e queremos capacitar os alunos para que possam ocupar essas vagas, explica o coordenador pedagógico do Núcleo de Superação da FAAP, Dr. Quagliotti Silvestri Faà.
A atual legislação trabalhista, por meio da Lei de Cotas, obriga que empresas com mais de 100 funcionários contratem de 2% a 5% de profissionais com algum tipo de deficiência. "É uma grande oportunidade para os interessados em ingressar nesse mercado", complementa Faà.
Os três módulos do curso - informática, inglês e conversação - serão ministrados pelos professores Luiz Alberto Melchert de Carvalho e Silva, Cristiana Mello Cerchiari, Lara Siaulys e Lara Souto, também deficientes visuais. As aulas acontecerão duas vezes por semana, com avaliações semestrais e monitoramento de frequência e aproveitamento. Nas aulas de informática os alunos aprenderão como realizar diversas atividades no computador com a ajuda de softwares criados exclusivamente para atender a esse público. As aulas de inglês permitirão que os participantes alcancem a fluência necessária para o trabalho, além de serem introduzidos a uma aula mais lúdica, em que serão ministrados conhecimentos gerais. A ideia é que todos estejam preparados para ingressar no mercado de trabalho, para isso, a realização de um curso completo e abrangente é essencial.
As inscrições podem ser feitas até outubro de 2011. Para inscrição, o candidato deve ter conhecimento de inglês básico, apresentar laudo médico atestando a deficiência visual e ter mais de 16 anos. Todos os alunos serão contratados pela FAAP e receberão um salário mínimo por mês. Mais informações no Núcleo de Superação da FAAP, através do telefone (11) 3662-7427 ou e-mail mgsantos@faap.br.


Fonte: FAAP
São Paulo - SP, 06/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário