terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Capital terá atividades gratuitas sobre acessibilidade

Projeto vai até 29 de fevereiro no Santander Cultural

O Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028, em Porto Alegre) oferece programação cultural especial entre esta terça-feira e o dia 29 de fevereiro. São atividades gratuitas que têm como foco a acessibilidade e como lidar com as diferenças. Shows musicais, oficinas criativas, o 9º Encontro do Público com o Cinema Brasileiro e quatro estreias de verão também integram o projeto.
Reflexão, ação educativa, música e cinema estão concentradas de terças a quintas-feiras. A acessibilidade é tema que ganha destaque, com a realização da primeira edição do Domingo em Família, dia 5 de fevereiro, com exibições do longa-metragem "Rio", show do grupo Pitocando e oficinas de arte e relaxamento.
"Pensando a Acessibilidade com..." promove cinco encontros com especialistas para debater acessibilidade na arquitetura, modelos de inclusão por via da cultura, arte e arte-educação, que ocorrem sempre às terças-feiras, às 17h30min. O tema inspirou o Cine Santander, que realiza uma sessão com audiodescrição do curta "Orquestra do Som Cego" e do documentário "B1 - Tenório em Pequim". Oficinas com práticas de objetos e mapas táteis, braile, audiodescrição e libras também ajudam a lidar com as diferenças e aprofundam o conhecimento dos interessados. Todo o programa de acessibilidade é gratuito.
As atividades começam amanhã no Cine Santander, com as sessões dos filmes "Chantal Akerman, de Cá" (15h), "Diário de uma Busca (17h) e "As Hiper Mulheres" (19h). Quarta-feira, às 14h30min, tem Oficina Foto Ferida; e também de amanhã a sexta o Santander oferece a oficina "Origami - Dobrar e Desdobrar-se" (14h30min) e Musikids, que segue até dia 31. O foco é promover a musicalização de crianças.
Na quinta, 12, tem oficina de xilogravura, às 14h30min; sexta, no mesmo horário, tem oficina de brincadeiras rítmicas. O programa de acessibilidade oferece oficina de libras de quarta feira (11) ao dia 27, em nível básico.
Entre os dias 17 e 19 têm as oficinas "De que é Feito um caderno - Moleskine" (14h30min), e Papietagem (14h30min). Entre as sessões de cinema, "Filhos de João - O Admirável Mundo Novo Baiano" (15h e 19h), e "Rock Brasília - Era de Ouro" (17h). No "Pensando a Acessibilidade com...", o primeiro encontro, dia 17, às 17h30min, recebe o engenheiro civil Reinaldo Rech. Dias 25 e 26, é oferecida a oficina de audiodescrição, e o músico Philipe Seabra (Plebe Rude) faz show (25), às 19h. Outro show, com o grupo Pitocando, é atração no dia 5 de fevereiro, às 14h30min.


Fonte: O Correio do Povo
Porto Alegre - RS, 10/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário