sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Aplicativo de celular aumenta interação entre ouvintes e surdos

O ambiente web aumenta os desafios para pessoas com deficiência auditiva. A opinião é da intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Mária Lúcia de Souza. "Há muitas limitações em decorrência da especificidade linguística", explica. Contudo, empresas focadas em acessibilidade buscam soluções criativas para facilitar a interação entre surdos e ouvintes.
Recentemente, uma dessas empresas, a  ProDeaf, ganhou o Prêmio Anuário Tele.Sintese de Inovação em Comunicaçõespor causa do seu aplicativo para celulares ProDeaf Móvel. A ferramenta traduz frases em português para Libras, funcionando com mais precisão se conectado à internet. A ideia do ProDeaf Móvel surgiu em 2010 no curso de mestrado em Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a partir da convivência com o estudante Marcelo Amorim, que é deficiente auditivo.
Contudo, nem sempre a ferramenta consegue traduzir um termo ou expressão em um conjunto de sinais. Nesses casos, o personagem virtual traduz, letra por letra, a frase do português para os códigos do alfabeto de Libras - como se estivesse soletrando um nome próprio. O ProDeaf Móvel é gratuito e está disponível para testes nas plataformas doIOSWindows Phone e Android.
Interpretação pelo contexto
No vídeo abaixo (em Libras e legendado), a intérprete Maria Lúcia aponta que, mesmo com as limitações de linguagem, as novas tecnologias tem contribuido cada vez mais para aumentar a interação entre surdos e ouvintes. "A comunidade surda parabeniza esses espaços como meio motivacional da acessibilidade", enfatiza.
Segundo a intérprete, algumas dificuldades são superadas por meio do conhecimento, da aprendizagem e da interação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário